Descubra Como Resolver seus Conflitos e se Relacionar Melhor com as Pessoas

conflitos familiares

Para descobrir como resolver seus conflitos e se relacionar melhor com as pessoas, só há um caminho: o autoconhecimento. Quando você se conhece a fundo, sabendo quais são os seus padrões de comportamento e a razão deles existirem, você passa a se relacionar melhor com os outros. Quer saber como? Continue lendo.

Relacionamentos Ácidos e o Desafio dos Relacionamentos

Os relacionamentos estão ácidos, pois as pessoas estão se deixando correr por sentimentos ruins. Você está sentindo algo de ruim nesse momento, como raiva, remorso, mágoa ou angústia? Isso acontece porque as pessoas não entendem os seus papéis em cada relação. 

A tendência hoje é que as pessoas se tornem cada vez mais egoístas, olhando só para seus próprios problemas e seu lado da história. Quando o diálogo só sintoniza se as experiências entre as duas pessoas forem parecidas, você acaba conversando consigo mesmo. Entende? Esse é o grande desafio dos relacionamentos.

As consequências dos Relacionamentos Ácidos

Como consequência de todas essas relações com conflito, famílias, amizades e sociedades são destruídas. O egoísmo está assumindo níveis alarmantes e grande parte das pessoas se sentem vítimas de algo que alguém fez a elas, mas não param para refletir seus próprios atos.

Outra consequência é a transferência dos fracassos e dores para terceiros. Ninguém mais assume as responsabilidades pelos seus erros. Isso acontece porque olhar para dentro de si é muito difícil e também porque, novamente, não estamos entendendo o papel das outras pessoas nas nossas vidas. 

Qual o papel de cada pessoa na nossa vida

Cada pessoa tem um papel na sua vida, com objetivos evolutivos. Comece a prestar atenção no que cada relação aflora em você e isso tira você do piloto automático das relações. 

As primeiras pessoas que entram na nossa vida para desenvolver papéis importantes são o pai e a mãe. O papel da mãe é fornecer os subsídios biológicos, emocionais e mentais da criança. Até os três anos de idade, o filho se enxerga como um pedaço da mãe. É nessa relação que se desenvolvem os valores sociais também.

Enquanto a mãe cumpre o primeiro papel na vida de alguém, logo vem o pai para complementar e dar segurança. Para o filho homem, na nossa sociedade, é onde encontra a força para ser o que o seu papel permite, encontrando identidade e possibilidades. Com a menina, ela também encontra proteção, disciplina e responsabilidade. 

Já os irmãos cumprem papéis de cumplicidade e ordem de nascimento de cada um também importa. O irmão mais velho é aquele que acaba tendo maiores responsabilidades sobre os outros e serve como modelo. O mais novo já não é tão exigido pelos pais e, muitas vezes, acaba desenvolvendo uma personalidade mais exibicionista para chamar a atenção. O irmão do meio, por outro lado, pode se sentir negligenciado, lutando para conseguir a atenção dos pais. Por outro lado, são os melhores na cooperação e comunicação e têm mais facilidade de se envolverem em relações saudáveis e satisfatórias.

Mais tarde na vida, aparecem outras figuras importantes, como chefes e parceiros. Essa são pessoas que atraímos durante a vida, de acordo com os sentimentos que precisamos tratar, como vamos ver mais adiante neste artigo.

Como mudar esse jogo?

O lado bom é que, se você está vivendo um relacionamento problemático, você pode mudar esse jogo. Cada pessoa tem o seu tempo para entender e assimilar as mudanças necessárias em suas vidas para evolução pessoal. Aprender a aceitar algumas pessoas e perdoar outras é um grande passo nesse evolutivo

É importante ressaltar que nenhuma relação cria uma emoção, os relacionamentos afloram emoções que já existiam em você. Por isso, preste atenção o que significa cada emoção que você vive, só assim você aprende a lidar com elas e tem capacidade de virar o jogo. 

Quando eu digo que cada pessoa tem um papel na sua vida, como vimos antes, não estou falando da pessoa em si, mas o que ela aflora em você que significam alguma coisa. A mensagem emocional que esse sentimento quer te passar é uma lição que você precisa aprender para evoluir. 

As 3 missões genéricas de cada um

Existem 3 missões simples e básicas que servem para todo mundo aqui na terra. Por isso, eu vou dizer genericamente qual sua missão. Depois, com os seus aprendizados e evolução, você vai ramificando e entendendo mais especificamente o que você veio fazer aqui na Terra.

Basicamente, nós temos três missões simples e básicas que servem para todo mundo:

  1. Curar as nossas inferioridades;
  2. Harmonizar-se com outras pessoas;
  3. Gerar bons exemplos.

Preste atenção que a segunda missão é uma consequência da primeira. Depois que você trabalha os sentimentos que já existiam em você, fica muito mais fácil se relacionar com as outras pessoas e não permitir que elas aflorem isso em você. E a terceira é uma consequência as duas primeiras.

O que são os Gatilhos

Gatilhos são situações, acontecimentos ou ocasiões aparentemente negativas que afloram em você uma emoção, seja de raiva, de injustiça, de rejeição ou o que for. Existem pessoas que funcionam como esses gatilhos quando elas afloram essas emoções, e você deve aprender a não confundir e culpar a pessoa por isso.

Exemplos de Gatilhos e Status

Alguma situações podem funcionar como um gatilho para você como mudar de cidade, por exemplo. Se você tem tendência a se isolar em casa e não gosta muito de se socializar, se mudar para um cidade onde não conhece ninguém pode aflorar ainda mais seu sentimento de isolamento.

Ou, então, algum colega de trabalho seu ser promovido pode aflorar em você um sentimento ruim de se sentir menor por não ter ganho uma promoção também. Essa situação não tem nada a ver com você, mas aflora esse sentimento.

Além disso, status podem aflorar sentimentos em você. Muitas gente pensa que o dinheiro muda as pessoas, mas, na verdade, só revelou algo que já existia dentro dela, como se sentir melhor do que as outras.

Depois que você entende esses gatilhos, começa a entender muito mais os seus relacionamentos. E, por criar consciência, pode procurar por ajuda para tratá-los, como uma terapia ou meditação.

Emancipação das emoções ruins

Emancipação significa se tornar independente. Neste caso, quer dizer que você precisa se libertar das emoções ruins. E existem algumas estratégias para fazer isso.

Se você percebe que alguma situação está aflorando em você um sentimento ruim, saia de perto, se policie que não é a pessoa, mas é você mesmo. Assim, você não estraga o seu relacionamento colocando a culpa em quem serviu de gatilho.

Outra estratégia é você viajar sozinho para algum lugar com uma distância maior de mil quilômetros, para conseguir sair do campo psíquico das pessoas ao seu redor. Assim, você consegue enxergar com mais clareza quem você é realmente, sem a influência de outras pessoas. Além de ser uma ótima experiência para o desenvolvimento pessoal. Muitas pessoas não sabem quem são se nunca ficaram muito tempo sozinhos e longe da sua família ou amigos.

Romper ou continuar um relacionamento?

As relações são instrumentos para evolução e servem para aflorar os nossos gatilhos. Mas, a partir do momento que nós enxergamos isso e passamos a tentar crescer e melhorar nesses aspectos, evoluímos. 

Por isso, antes de romper um relacionamento, precisamos avaliar com honestidade a nossa vontade de crescer e trabalhar naquela relação. O comprometimento de querer fazer dar certo é o que importa. Mas, lembre-se que uma relação é feita de duas pessoas. Não adianta só você tentar evoluir se o seu parceiro não está indo na mesma direção.

 A Hora Certa de Romper um Relacionamento

Se você vê que a pessoa entendeu o seu erro, se arrependeu e está comprometido em fazer dar certo, você pode dar uma segunda chance, pois todo mundo erra. Mas chegou a hora de romper quando vemos que a outra pessoa não está interessada em mudar e melhorar. 

Se você já deu duas ou três chances e a pessoa não evoluiu em nada, aí não tem porque insistir e continuar se machucando. E se você seguir nessa relação, saiba que o problema está em você e está na hora de olhar para si e entender o que esse sentimento significa.

Também existem pessoas que têm tanto medo de tentar algo novo que preferem ficar no relacionamento que já não traz mais satisfação. Se esse for o caso, saiba que ficando parada, nada de bom vai vir disso. Mas, se você arriscar, pode descobrir que existia uma vida maravilhosa para ser vivida por você: novos sentimentos, novos sabores, novos olhares… vale a pena, viu.

 Imaturidade Emocional

Você deve conhecer pessoas imaturas e chantagistas ou pode ser que você mesmo seja uma delas. Tudo que essas pessoas querem é manipular os outros pela emoção.

A verdade é que em algum momento da sua vida você já fez jogos emocionais do tipo: “se você fizer isso, eu vou ficar chateado”. Primeiro, fuja desse comportamento e não permita que outros ajam assim com você. Todos nós somos responsáveis pelo que sentimentos e as pessoas têm ideias e padrões diferentes.

O jeito de amar, de agir, de pensar, de sentir etc de cada pessoa é diferente. Portanto, se alguém não agiu do jeito que você queria, não significa que ela gosta menos de você. Entender isso é ter maturidade.

E, se você não souber cortar essas pessoas da sua vida, você vai sofrer. Imaturidade é carência e egoísmo.

Por que as pessoas se unem?

Basicamente, as pessoas se unem às outras por laços difíceis ou laços bons. Você tem emoções boas e emoções ruins sendo afloradas, e as pessoas que entram na sua vida vêm para emergir isso e para que, então, você aprenda a equilibrar o que sente. As pessoas se unem àqueles que afloram emoções que precisam ser curadas.

Portanto, passe a se perguntar: por que eu estou atraindo essa pessoa? O que ela desperta em mim que eu preciso curar?

Os relacionamentos são as lições mais importantes da nossa vida, por isso é importante prestar atenção a elas. E saiba que você não está sozinho nessa jornada, existe uma família online chamada Iniciados que une pessoas do Brasil inteiro a conteúdos de desenvolvimento pessoal e espiritual. 

Deixe aqui nos comentário o que você pensa sobre o assunto. Se gostou e quer saber mais, acompanhe nosso site. Toda semana temos conteúdos voltados à espiritualidade e ao desenvolvimento pessoal. Beijos de luzzz.